quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O Caviar é uma especialidade culinária e surgiu na Rússia, nas cortes dos czares Ivan IV, o Terrível , Nicolau I e Nicolau II, e é certamente uma das iguarias mais sofisticadas que se tem conhecimento.

O que é atualmente iguaria absoluta já foi comida fornecida aos suínos, mas depois virou artigo de luxo nas mãos dos czares russos devido ao paladar intenso e também pela sua escassez, tornando-o caro e raro no mundo todo.
A maioria do caviar é produzido na Rússia e Irã a partir de peixes capturados no Mar Cáspio, Mar Negro e no Mar Azov.
Esse produto é obtido de ovas de peixe separando-os dos tecidos conjuntivos e dos ovários, e são peneiradas, e posteriormente realizando-se os processos de salmouragem, adição de aditivos e as vezes para a pasteurização para a sua preservação.


As ovas precisam ser retiradas do peixe ainda vivo num prazo máximo de quinze minutos para depois serem peneiradas, lavadas e secas.
Essa importante iguaria pode causar doenças transmitidas por alimentos (DTA´s) já que os ovos dos peixes são importante fonte de vitaminas, minerais e proteínas. O caviar pode ser contaminado por bactérias deteriorantes, mas também por bactérias patogênicas, como por exemplo: Staphylococcus aureus, Salmonella sp., Vibrio sp. e Clostridium botulinum, acarretando riscos a segurança alimentar, caso esse alimento não seja manuseado corretamente.



Para ler mais: Sabores e Letras
Categories: ,

1 comentários:

Anônimo disse...

NUNCA vou comer isso!

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!