quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Hoje a chuva deu uma trégua, o sol deu as caras, mas o resultado das chuvas do início da semana ainda estão escancarados...

São mais de 500 famílias desabrigadas que estão alojados em ginásios de esportes ou casas de parentes.

Fotos de Cassio Bonfadini para o jornal Informativo de Lajeado. Edição de 06 de janeiro de 2010.
O município de Marques de Souza foi o mais atingido pelas enxurradas, onde os moradores tiveram tempo só de salvar suas vidas. Na Granja Marquesa, 400 porcos morreram afogados, prejuízo de mais de 1 milhão de reais.



Na localidade de Tamanduá, no interior do município de Marques de Souza, as árvores arrancadas pela água invadiram dois cemitérios, destruindo lápides e túmulos, deixando ossadas e cadáveres expostos. Pessoas procuravam os túmulos e caixões de parentes falecidos.


Depois dessa chuvarada, a capital dos campings, como era conhecida, vai ter muito trabalho. No camping do Germano, as 50 casas foram arrastadas pela água, as pinguelas do camping Palm&Hepp deixaram de existir. No camping do Erineu tudo foi destruído, as casas, as barracas e carros dos acampados foram levados pela água.
A única coisa que restou, segundo os moradores, é a esperança e a vontade de recomeçar.
Algumas rodovias que estavam interditadas já foram liberadas pela Defesa Civil. Hoje a água já baixou, o rio está voltando ao seu leito normal e em dias as pessoas desalojadas retornarão às suas casas. Até quando? Só São Pedro sabe...
Categories:

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!