Em sua oitava geração,
linha CG incorpora uma série de novidades para a linha 2014
Na versão 2014, toda a família foi remodelada
e agora apresenta um design que transmite maior fluidez e versatilidade. Entre
as novidades da linha, que conta com os modelos CG 125 Fan (versões KS / ES /
ESD), CG 150 Fan (versão ESDi) e CG 150 Titan (versões ESD / EX), estão o novo
design do tanque de combustível, conjunto óptico, rabeta e assento. Na parte
ciclística, o modelo apresenta um chassi totalmente redesenhado, com
diferenciais em sua estrutura, que deixam o conjunto aproximadamente 4 kg mais
leve. Com isso, a pilotagem está ainda mais equilibrada e segura.
Destaque também para o novo painel de
instrumentos, integrado à carenagem, totalmente digital, com aferição
eletrônica de velocidade, a partir de sensor instalado no câmbio.
A linha 2014 da família CG manterá suas duas
tradicionais opções de motorização: 125 cc e 150 cc, conhecidas pela sua
eficiência, durabilidade, baixo custo de manutenção e economia de combustível.
O modelo CG 125 Fan traz o motor do tipo OHC
(Over Head Camshaft), 124,7 cm3, monocilíndrico, 4 tempos e arrefecido a ar. A
alimentação do sistema é feita por um carburador. Com esta configuração, a
motocicleta gera potência máxima de 11,6 cv a 8.250 rpm, e torque de 1,06 kgf.m
a 6.000 rpm.
Já a linha CG 150 está equipada com motor OHC
(Over Head Camshaft) e sistema
Flex, monocilíndrico, quatro tempos, de 149,2 cm3,
arrefecido a ar, com comando de válvula no cabeçote e balancins roletados.
O
conjunto é capaz de gerar potência máxima de 14,2 cv a 8.500 rpm, e torque
máximo de 1,32 kgf.m a 6.500 rpm. (abastecido com gasolina) e 14,3 cv a 8.500
rpm, e torque máximo de 1,45 kgf.m a 6.500 rpm (abastecido com etanol). A
alimentação do sistema é controlada pelo módulo de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), tornando o conjunto ainda mais eficaz.
A transmissão é de cinco velocidades, com embreagem multidisco em banho de óleo. A partida é elétrica e a motocicleta conta ainda com bateria selada, de maior vida útil e isenta de manutenção.
Nas duas motorizações o escape conta com
catalisador, que permite atender com folga, os limites de emissões
estabelecidos pelo Promot3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por
Motociclos e Veículos Similares). O escapamento conta com novo visual, mantendo
sua eficiência.
Visual e funcionalidade
Na CG 125 Fan, o painel digital contém
hodômetro total e parcial, além de velocímetro. O modelo CG 150 Fan conta ainda
com indicador do nível combustível. Já a CG 150 Titan traz todos estes
componentes, mais relógio e design diferenciado, com o display do painel em tom
azul.
Os comandos de seta e buzina são novos e mais modernos, para trazer conforto e agilidade na utilização. O novo formato do assento, com espuma de densidade mais macia, além da incorporação de um novo pedal para o garupa também são novidade na nova geração da família CG.
A CG 125 Fan KS apresenta um tanque exclusivo, com novo desenho, que proporciona um bom encaixe das pernas, priorizando a comodidade do piloto. As versões 125 Fan (ES e ESD), CG 150 Fan ESDi e CG 150 Titan agora trazem inéditas carenagens incorporadas ao tanque de combustível, que acentuam a esportividade e remetem aos modelos de maior porte.
Os modelos contam ainda com nova tampa lateral, que na CGFan (125 e 150) estará disponível na cor preta. Já na Titan, terá um design diferenciado, acompanhando as linhas da carenagem do tanque, além de ter pintura na cor da motocicleta. Na versão EX, a CG 150 Titan contará também com rodas de liga leve em desenho exclusivo.
Todos os modelos estão equipados com a nova lanterna traseira com visual inspirado em motocicletas de alta cilindrada da marca.
Com o novo chassi, que foi redesenhado e
utiliza novos materiais em sua estrutura, os modelos estão aproximadamente 4
quilos mais leves, o que resulta em melhoria no consumo e na dirigibilidade, proporcionando
ainda mais agilidade em manobras urbanas.
Ciclística eficiente
Na linha CG 125 Fan, o conjunto de suspensão
foi projetado para oferecer o maior conforto possível e traz amortecedores com
curso de 115 mm na dianteira, e 82 mm na traseira. Os pneus são do tipo 80/100
– 18 na dianteira, e 90/90 – 18 na traseira, garantindo excelente controle,
estabilidade e conforto.
No quesito segurança, de extrema importância
para o projeto, a partir desta geração, o freio a disco estará disponível na CG
125 Fan ESD. Equipado com disco de 240 mm de diâmetro, o sistema conta ainda com
dispositivo de acionamento progressivo, tornando as frenagens mais suaves e
seguras mesmo para iniciantes nas duas rodas, mantendo sua eficiência. Na
traseira, o conjunto recebe freios a tambor, com 130 mm de diâmetro.
Já na linha CG 150, a estabilidade e o
conforto são garantidos pela suspensão de 135 mm de curso na dianteira, e 106 mm
na traseira. Com um novo acerto para esta versão, os modelos de 150 cc estão
ainda mais confortáveis. Os pneus são do
tipo 80/100 – 18 na dianteira e 90/90 – 18 na traseira.
Os modelos CG 150 Fan e CG 150 Titan (todas as
versões) também contam com sistema de freios a disco na dianteira com
acionamento mais progressivo, para facilitar a pilotagem e melhorar o controle
da frenagem.
A linha CG 150 2014 estará na rede de
concessionárias a partir da segunda quinzena de agosto. Já a CG 125 Fan,
começará a ser comercializada na segunda quinzena do mês de setembro.
Nas cores preto, vermelho e amarelo, a CG 125Fan tem preço público sugerido de R$ 5.490,00 (KS), R$ 6.100,00
(ES) e R$ 6.250,00 (ESD). Já o
modelo CG 150Fan, disponível nas cores preto, vermelho e azul, será comercializado por R$ 6.750,00
(ESDi). Nas cores vermelho, preto e branco, a CG
150 Titan chega ao mercado por R$ 7.320,00(ESD)
e R$ 7.830,00 (EX). Os valores têm
como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro. A
garantia, para todos os modelos, é de um ano sem limite de quilometragem.
Um breve Histórico da CG
1ª GERAÇÃO - de 1976 a 1982
O sucesso da família CG é resultado de anos de
inovações tecnológicas. Tudo começa em 1976 quando chega ao mercado a CG 125,
primeira motocicleta Honda de fabricação nacional, em Manaus (AM). O modelo
conta com motor de 125 cm³, de grande desempenho, durabilidade e agilidade.
Em 1981 é apresentada ao
mercado brasileiro a CG 125 a álcool, primeira motocicleta do mundo com este
tipo de combustível. Além disso, trazia também câmbio de cinco marchas,
que chegaria à versão a gasolina apenas em 1985.
2ª GERAÇÃO - de 1983 a 1988
Em 1983 A CG ganha alterações visuais tornando-se mais encorpada.
O carburador recebe o sistema Ecco de injeção de combustível.
O câmbio passa de quatro para cinco velocidades, de acionamento universal, novo escalonamento e melhor aproveitamento da potência do motor.
Em 1989 é lançada a CG 125 Today.
Grandes alterações
visuais no painel e no banco, além de rabeta com estilo inovador e quadro mais
reforçado, são algumas das mudanças que marcaram o modelo.
3ª GERAÇÃO - de 1989 a 1994
O modelo recebe no motor e chassi,
respectivamente, nada menos que 69 e 74 alterações. As novidades resultam em
aumento da potência em ampla faixa de rotação, economia de combustível,
reduzido nível de ruído e baixa manutenção, além de maior rigidez estrutural.
Entre as principais inovações, adoção do sistema CDI (Ignição por Descarga
Capacitiva).
4ª GERAÇÃO - de 1994 a 1999
É lançada a CG 125 Titan, com novo design e 90
alterações técnicas. Entre elas, comandos elétricos em novo desenho; alças
traseiras nas laterais; tanque de formas arredondadas, novos freios e conjunto
de embreagem.
5ª GERAÇÃO - de 2000 a 2003
Apresentada a quinta geração da família CG 125,
que continua com o nome Titan.O exclusivo sistema antiesvaziamento de pneus
Tuff-up passa a equipar o modelo. Lançamento de mais uma versão intermediária da
CG 125 Titan, a KSE, com partida elétrica e freios a tambor.
6ª GERAÇÃO - 2004 a 2009
2004 - CG 150 Titan: A CG ganha novo motor de 150 cm³ e
passa a chamar-se CG 150 Titan. Mais econômica, ágil e durável, tem seu design
renovado para acompanhar as mais modernas tendências.
CG 150 Job: É lançada a nova Honda CG
150 JOB, evolução da consagrada CG 125 Cargo. Única motocicleta nacional
homologada para transporte de carga.
2005 - Lançada a CG 125 Fan, com a proposta de ampliar a base do mercado.
Dotada de grandes atributos como qualidade, resistência,
economia, baixo custo de manutenção e motor OHV (Over Head Valves) de 124,1
cm³, torna-se em pouco tempo o segundo modelo mais vendido do mercado
brasileiro.
2006 - Apresentada a Honda CG 150 Sport. A motocicleta busca atingir o consumidor que valoriza tecnologia, esportividade e diferenciação.
7ª GERAÇÃO - 2009 a 2013
CG
150 Titan: motocicleta mais vendida do Brasil amadurece e chega ao mercado
totalmente renovada. Além de novo visual, incorpora sistema de injeção
eletrônica (PGM-FI), tecnologia, que pela primeira vez equipa uma motocicleta
da categoria Utility no Brasil. Modelo apresenta, com antecedência
de três anos, níveis bem abaixo dos limites estabelecidos pela terceira fase do
Promot (Programa de Controle de Poluição do Ar por Motociclos e Veículos
Similares), previsto para vigorar a partir de 2009.
CG 125 Fan: Cresce em força e desempenho, agora
com motor OHC (Over Head Camshaft), de comando de válvulas no cabeçote. Modelo
também antecipa em três anos os limites previstos pelo Promot, aplicáveis a
partir de 2009.
2010 - Impulsionada pelo sucesso,
a Honda amplia sua linha Flex com o lançamento da CG 150 Fan, dotada desta
tecnologia
8ªGERAÇÃO - 2013
A Honda inicia mais um ciclo da família CG, uma
das mais bem-sucedidas da marca. Renovada, traz as últimas tendências em design e
tecnologia voltadas para a funcionalidade e diversão. A Linha 2014 apresenta três opções: CG 125
Fan (KS/ES/ESD), CG 150 Fan (ESDi) e
CG 150 Titan (ESD/EX).
Fonte: textos do site da Honda - Imagens: Site da Honda e pesquisa na Internet
Mais Informações no site da Honda do Brasil
3 comentários:
Wonderful blog! I found it while browsing on Yahoo News. Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News?
I've been trying for a while but I never seem to get there! Appreciate it
Review my web-site ... whiplash compensation claim
A pesar de ser uma moto de muito baixa cilindrada a honda CG 150 fan é ótima pra quem não quer gastar muito
Boa tarde, Cláudio,tudo bem? A CG 125 Fan tem excelente custo-benefício e com certeza é uma das melhores para quem quer um pacote de vantagens como economia, facilidade em encontrar peças, valorização, robustez e também está muito bonita e moderna. Eu tive uma CG 125 há muitos anos atrás e só me deu alegrias. Abraço pra ti e obrigado por comentar no blog Coizaradas!
Postar um comentário