quarta-feira, 27 de junho de 2018


Hoje de manhã antes de ir ao trabalho dei uma olhada nas redes sociais e alguém publicou um anúncio onde vendia "fraudas"... Que cá entre nós, dói na alma e no português também ler isso, então resolvi escrever esse texto na hora do almoço pra dar uma clareada nas ideias de quem tem essas dúvidas....




Para lembrar a forma correta, sempre leia esse texto:

- Não devemos mexer no celular durante a aula.
Mexer é sempre com X e nunca MECHER

- A casa era mesmo mal assombrada.
MAL a não MAU Assombrada

- Não gosto de trocar as fraldas do meu irmão menor.
Fraldas com L e não com U. Fraudas com U é uma derivação do verbo Fraudar, Burlar.

- Os alto-falantes são novinhos.
Alto falantes são os que falam ALTO e não AUTO que significa por si só, sozinhos.

- A velhinha fez 91 anos semana passada.
Velhinha é diminutivo de velha, idosa. Velinha é diminutivo de VELA.

- Quando fiquei MAL, fui levado pro hospital.
MAL é o contrário de BEM

- Aquele homem da casa marrom era muito mau.
 MAU é o contrário de BOM.

- Eu não posso dirigir, mas meu irmão mais velho pode.
 MAS é um PORÉM...

- Eu quero mais um dia de férias!
MAIS é um aditivo.

- Esse vídeo não tem nada a ver!

- Clique aí para CURTIR o vídeo.

- A gente vai para o cinema no sábado.
AGENTE de saúde ou AGENTE secreto. Nós, a gente é separado.

- No avião eu fiquei meio enjoada.
Meia enjoada não existe, sempre MEIO mesmo sendo um adjetivo ou substantivo feminino.

- A porta do avião, DE REPENTE se abriu.
DE REPENTE sempre separado e nunca DEREPENTE ou DERREPENTE 

- Obrigado, mas não estou A FIM.

- Tenho uma lista de tarefas para EU fazer.

- Cuide disso para MIM.

- Deixei minhas chaves EM CIMA da mesa.

- O casaco ficou EMBAIXO do cobertor.

- Foi uma PERDA muito grande, a morte desse artista.

- Caso o Brasil PERCA, uma reforma deverá ser feita no time.

- Já HOUVE dias mais frios nesse inverno.
Houveram não existe, mesmo sendo um substantivo no plural, é sempre HOUVE.

- Estaremos atendendo A PARTIR das 14 horas.

- Amanhã COM CERTEZA, estaremos aqui de novo para ajudar.

 Com certeza sempre separado, com certeza!

- Mande a mensagem Inbox e não IMBOX.

- Já acendi a fogueira de São João.

Acender = tornar acesa

- O balão já ascendeu ao céu.
Ascender = Elevar, subir

É isso aí, se eu esqueci de algum tópico importante, deixe um comentário que eu adiciono aqui na postagem. Grande Abraço!

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!