sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Há algum tempo atrás , no outro blog, fiz uma postagem para clarear uma foto toda usando o Photoshop. Porém, as vezes precisamos clarear apenas uma parte da imagem deixando outra sem alterações. Esta postagem foca justamente isso, como clarear apenas uma parte da imagem. Vamos ver passo a passo:
1. Abra a fotografia e seleciona a ferramenta Laço
2. Faça uma seleção manual circundando a área escura que deverá ser clareada...
3. Na paleta Camadas (Layers) clique no botão Criar Nova Camada de Preenchimento ou Ajuste (Create New Fill or Adjustment Layer) (que é um círculo metade preto e metade branco) e clique na opção Curvas (Curves).
4. Clique na linha de controle a arraste para cima, como indica a seta, até a área da seleção ficar mais clara. Não existe um padrão, cada fotografia tem sua personalidade e deve ser tratada individualmente, por isso esse controle é manual.
5. Depois confirme no botão OK. Você vai perceber que a área da seleção ficou marcada, as vezes aparece uma linha bem definida e temos a impressão que a foto não ficará boa. mas com um pouco de paciência chegamos lá....Para eliminar essa linha de clareamento, vamos aplicar um pequeno desfoque gaussiano para suavizar essas bordas. Clique no menu Filtro (Filter), Desfoque (Blur) Desfoque Gaussiano (Gaussian Blur) e aplique um pequeno desfoque.
Na foto abaixo foi usado 8 pixels. Clique OK.
6. Na paleta Camadas, existem agora duas camadas, uma da foto e outra do efeito, para imprimir ou salvar como .JPG, mescle as camadas.
Clique no menu Camadas (Layers) e escolha Mesclar Camadas Visíveis (Merge Visible Layers). No final compare as duas fotos.
A foto original está com o rosto mais escuro, enquanto a outra está com o rosto clareado pelo efeito. Qualquer dúvida, façam comentários, todos são lidos. Os elogios são publicados e as críticas são impiedosamente deletadas! ... brincadeirinha
Um abraço pra Fernanda que gentilmente cedeu sua foto para essa postagem, que além de gentil e queridinha, ela é muito gata...

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!