Vejo que muitas pessoas acessam o Blog Coizaradas buscando soluções para alguns problemas e também dicas relacionadas ao Excel. Nessa postagem, um tutorial de como complementar, pesquisar e filtrar uma lista de informações usando a opção de formulário.
INSERINDO DADOS DE LISTA EM UM FORMULÁRIO
Podemos inserir dados de lista diretamente em um formulário para melhor visualização e classificação dos dados. Na versão 2007 do Office são necessárias algumas personalizações no programa para usar o recurso de formulário. O primeiro passo é adicionar o botão de formulário na barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Para isso clique no botão do Office e depois em Opções do Excel:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTOV3-6Bx_CuMlyoX-GSODDa-AVnOEqz0ZzjGEwZ0dqYS1M9CoIjOmVDL5aPvyHOYXNl055dYR-PaLFKMC5zmzjYiTL4b78HVYFBrU40jB-PMuIvsu5TwhvBZh7zqOyFwQK1zgPOj3CNvU/s400/imagem3.JPG)
Clique em OK para aplicar as alterações. O botão de listagem em formulário já consta na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7A5-jHTGJxzPNx5qK6rOUEwmC4ldaFptQqG5BFni5INFJV7h_ls4PB_8oqH5b5-jI1YwCqUyJw2XP5Q65hEle_ZJuYItJwkkH4QX1Y5TZqEYvkCV0ADQu1A4_CkDpR52vFs4xPQHaCbhx/s400/imagem4.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZZxf-cfIlK4gBtX7OU7c2Hxt8AV-d5oicyOCOdQD2Q2OFSVC5M-1p-h3ERagBv6aA5wnJFSqmRFiJSnMRLvFc9pWh5QBydPqzrZEvyKvevbpRHdKamiqyjO_n4StuCAie6hT39cAjQ2qi/s400/imagem5.JPG)
IMPORTANTE: Esse intervalo não pode conter células mescladas. Senão o Excel exibirá uma mensagem de erro. ![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiN-MLSHMRQ4XU4IHMsaFYquj3hRfY4f2-EKXZnDO0Uouon8hr90tzQDLrst2A5mejTLdKbkQya4CDc4MNYYlLO_IEs2za9dvzpNOK-aOpqb62YcWiT1KByhG04FnO3TupihVrUoKzNaFsR/s400/imagem7.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJbOYeb8kPHvyrO8g7Jbxp_KFTUuwlaHa4sTly7GRTaFIIOc93OH26QoQfPxIXrP1peHtI8Dg9HRVNcvnUJ4zJOq2FetngUeYRZL8wLe1JNFKN9k0ZD98tPMYB2PBd0SiRzsSnxIn4TuoX/s400/imagem8.JPG)
E será exibida a janela de Formulário do Excel 2007.
Com este formulário você pode adicionar, editar excluir e encontrar rapidamente registros de lista. Selecione o registro que você deseja editar usando a Barra de Rolagem. Edite os campos que você deseja alterar. Repita os passos anteriores para os outros registros que você deseja editar. Clique no botão Fechar para finalizar a edição no formulário.
Repita os passos anteriores se você quiser usar múltiplos critérios. Use os botões Localizar anterior e Localizar próxima para mover para cima ou para baixo o próximo registro que corresponda aos critérios inseridos na lista. Você pode ainda usar dois critérios de listagem como no exemplo abaixo onde consta o nome de vendedor e o valor especificado com operadores lógicos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4jmniLlUS_GeYPYZDLle8S9rMfpcy8pFUv-LOP6T-a282inU_lbVRUb8iQLyHb8exxssz4NMsdGP355lqcz0B8SZJT8k0yD9hl3GQzE9hoh-pjN9fh-L3dK0pXoMlWW9Z7Lq5MCHALz6e/s400/imagem12.JPG)
Observação: Para limpar os Critérios especificados basta clicar no botão Limpar, para retornar os Critérios basta clicar no botão Restaurar, para retornar ao Formulário basta clicar no botão Formulário. e
INSERINDO DADOS DE LISTA EM UM FORMULÁRIO
Podemos inserir dados de lista diretamente em um formulário para melhor visualização e classificação dos dados. Na versão 2007 do Office são necessárias algumas personalizações no programa para usar o recurso de formulário. O primeiro passo é adicionar o botão de formulário na barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Para isso clique no botão do Office e depois em Opções do Excel:
Na próxima janela clique em Personalizar e escolha Todos os Comandos na lista de personalização de comandos.
Procure na lista e clique na opção Fórmulas, logo em seguida Adicionar. Veja que o botão Formulário foi adicionado na lista lateral.
Clique em OK para aplicar as alterações. O botão de listagem em formulário já consta na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.
Agora já podemos trabalhar com a lista de produtos sendo exibida em modo Formulário. Selecione o intervalo a ser exibido em formulário.
IMPORTANTE: Esse intervalo não pode conter células mescladas. Senão o Excel exibirá uma mensagem de erro.
Se isso ocorrer, remova a mesclagem das células ou refaça a seleção. Para continuar, clique no botão Formulário...
E será exibida a janela de Formulário do Excel 2007.
ENCONTRANDO REGISTROS COM O FORMULÁRIO
Exiba o formulário de dados e clique no botão Critérios;
Exiba o formulário de dados e clique no botão Critérios;
Selecione o campo que você deseja usar para a procura. Insira o critério para a busca;
Observação: Para limpar os Critérios especificados basta clicar no botão Limpar, para retornar os Critérios basta clicar no botão Restaurar, para retornar ao Formulário basta clicar no botão Formulário. e
0 comentários:
Postar um comentário