sábado, 25 de julho de 2009

Nessa postagem, um tutorial de como eliminar, ou pelo menos parte, do pontilhamento de fotografias. Esse pontilhamento, chamado de Moiré ( lê-se moarê) acontece quando escaneamos ou fotografamos de uma fonte (jornal, revistas, livros antigos) com qualidade não muito boa. Esses pontos aparecem por causa da retícula usada na impressão off-set. Nesse tipo de impressão, cada cor primária (ciano, magenta, amarelo e preto - Sistema CMYK ) é impresso com uma retícula em separado e a sobreposição dessas é que forma as cores secundárias, terciárias e assim por diante.

Com a foto aberta, vamos inicialmente mudar o sistema de cores da foto. Se ela estiver como RGB ou CMYK, altere para Cores Lab, no menu Imagem>Modo.

Depois de mudar o sistema de cores, vamos usar a paleta Camadas, na aba Canais...
Vamos aplicar um desfoque em cada canal de cor....
Comece pela Luminosidade e clique no menu Filtro, Desfoque>Desfoque Gaussiano
Aplique um desfoque até que os pontinhos da foto desapareçam
Confirme OK e refaça esse procedimento em todos os outros canais de cores e depois de tudo pronto clique na camada superior Lab (que mostra todas as cores) ou pressione CTRL+1.
Agora vamos a segunda etapa, aplicando uma máscara de nitidez.
Não existe um valor padrão para Desfoques ou Nitidez, então é necessário avaliar foto por foto...
Confirme OK e veja o resultado. Essa máscara é aplicada em todos os canais de cores...

A foto que estava bem pontilhada agora tem as cores mais vivas e o potilhamento foi reduzido a níveis bem satisfatórios. Você pode converter a foto em RGB se ela vai ser exibida na web, impressa em papel fotográfico e só em seu computador ou em CMYK se vai ser impressa em jornais ou revistas com impressão off-set.
Espero ter ajudado quem precisa. Dúvidas, dicas, please...façam uma postagem e ela será publicada.
Categories:

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!