terça-feira, 26 de julho de 2022

Sabemos hoje do valor de um bom notebook (ou Laptop, como queiram) e tem algumas coisas que são comuns a muita gente mas que diminuem a vida útil ou podem prejudicar severamente o equipamento. Algumas dessas podem levar seu equipamento a queima de componentes que podem doer no bolso para reparar. Então fica de olho nessas sete dicas e prolongue a vida do seu notebook.

1. Usar o notebook no colo ou na cama em cima das cobertas.

É super cômodo usar o notebook em cima da cama ou até no colo enquanto estamos trabalhando. Porém, isso pode fechar as saídas de ar quente do equipamento e provocar um super aquecimento que pode resultar em queima de componentes. O primeiro aviso é seu note desligar sem aviso. Se isso acontecer, deixe-o esfriar por uns cinco minutos e coloque uma base reta embaixo para não obstruir a saída do ar quente. 

2. Manter o note sempre ligado na tomada. 

Depois da carga chegar em 100%, desligue do carregador e trabalhe apenas com a bateria e não esqueça de tirar também a fonte da tomada, se você quiser poupar a fonte e energia elétrica também. De preferência só ligue na tomada novamente com a bateria a menos de 10% de carga. Isso ajuda na manutenção do calibrador de carga.

3. Transportar o note ligado

Não transporte o notebook ligado. Uma pequena batida basta para danificar componentes internos, principalmente se ainda tiver um HD do tipo SATA.

4. Pressionar a tela 

A não ser que seu notebook seja touch-screen, não toque na tela com os dedos ou com canetas ou qualquer objeto pontiagudo. A pressão na tela pode provocar a queima dos pontos que formam a imagem e provocar o que se chama de dead-pixel ou pontos que não ligam e nem se apagam, ficam sempre em preto na tela, prejudicando a imagem e seu trabalho.

5. Fechar ou abrir o note pelos cantos da tela

Quando você for abrir ou fechar a tampa do seu notebook, nunca abra puxando pelos cantos da tela. Uma pequena torção basta para provocar os pontos escuros chamados de dead-pixel que descrevi no item acima. também podem aparecer linhas verticais de pontos queimados. Para abrir ou fechar a tampa, sempre use o meio da tela, posicione os dedos próximo á camera e puxe suavemente para abrir ou fechar.

6. Deixar o notebook sempre ligado.

Quando você terminar seu trabalho desligue completamente seu equipamento. Clique no botão do Windows, no canto inferior esquerdo da tela e escolha Desligar. Assim, o equipamento esfria, limpa as memórias RAM e não consome energia elétrica ou bateria de forma desnecessária. Se você for se ausentar por alguns minutos, abaixe a tampa para iniciar o modo Stand-by, mas se o notebook não for usado por algumas horas, desligue-o completamente.

7. Pressionar as teclas com demasiada força.

Em geral, cada tecla suporta aproximadamente um milhão de toques até provocar o cansaço das presilhas de silicone. Se você pressionar as teclas com força demais, você estará reduzindo essa vida útil pela metade e sabemos que um teclado de notebook custa quase um terço do valor do equipamento, quando vale a pena trocar.

8. Dica Bônus.

Nunca use produtos quimicos para limpar a tela do notebook. Se estiver sujo, use uma flanelinha macia levemente umida com sabão neutro para limpar e logo em seguida, use uma flanela seca, passando suavemente em movimentos horizontais para limpar antes que o sabão fique seco. E não esqueça, não faça pressão na tela.

Espero que vocês tenham gostado das dicas, qualquer sugestão pode deixar um comentário que eu sempre respondo. Abraço a todos.

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!