sexta-feira, 29 de julho de 2022

    Muito se ouve falar em aplicativos para celular, cada um tem seu propósito, sua finalidade e aplicativos para computadores não fogem á regra. Tem aplicativos para textos (Word), para fotografia (Photoshop), para desenho ( CorelDRAW ou Illustrator), para as apresentações em slides ( Power Point) e o Microsoft Office Excel 2016 é um desses aplicativos com um fim bem específico. Ele serve para controles de contas por meio de planilhas.

Então surgem as perguntas mais frequentes:

COMO É O MICROSOFT EXCEL?

O MICROSOFT EXCEL É DIFICIL DE APRENDER?

É PRECISO SABER MATEMÁTICA PARA APRENDER EXCEL?

EM QUANTO TEMPO EU FICO BOM NO EXCEL?

TEM MERCADO DE TRABALHO PARA QUEM SABE EXCEL?

ONDE É APLICADO O EXCEL NAS EMPRESAS?

EU PRECISO COMPRAR O PROGRAMA?

ONDE APRENDER EXCEL GASTANDO POUCO OU QUASE NADA?

No fim dessa postagem vou tentar responder todas essas perguntas de forma bem clara e objetiva.


COMO É A ÁREA DE TRABALHO DO MICROSOFT EXCEL?

Para iniciar o Excel:

No Windows 7: Clique no botão Iniciar, Todos os Programas, procure a pasta Microsoft Office 2016 e depois clique em Excel 2016.

No Windows 10: Clique no botão Iniciar da barra de tarefas do Windows e procure na lista o Microsoft Office Excel.


Ao iniciar o Excel, é exibida a Página Inicial onde temos a opção de criar um Novo Documento ou Nova Pasta de Trabalho em branco e logo abaixo a opção de Abrir uma pasta de trabalho já utilizada e salva em dias anteriores.  



Escolhendo uma Pasta de trabalho em Branco, abre a tela inicial do programa.

 



A tela do Excel é composta por vários elementos gráficos como ícones, guias, barras e alguns elementos que são comuns ao ambiente Windows, com o qual você já deve estar familiarizado.
 

A Barra de Titulo

Na barra de Titulo do Excel ficam localizados os botões de Acesso Rápido, o nome da pasta de trabalho e os botões para Entrar com login na comunidade do Office, a opção de otimizar a exibição da barra das Guias e também os conhecidos botões de Minimizar, Restaurar e Fechar a janela ativa do Excel.

Observação: No momento em que a pasta de trabalho é salva, o nome temporário de Pasta1 é substituído pelo nome de arquivo escolhido pelo usuário.

 As Guias do Excel

 

As guias do Excel substituíram os menus, assim cada guia reúne comandos específicos e tem relação com o nome da própria guia. Por exemplo: na guia Arquivo encontramos tudo o que se relaciona a uma planilha do Excel, onde podemos ABRIR, SALVAR, IMPRIMIR um arquivo e assim por diante. 

Na Guia Página Inicial, o Excel reúne todos os comandos e recursos mais utilizados no programa. Na Guia Inserir, tudo o que pode ser adicionado ou inserido em uma planilha...

Logo abaixo das Guias, temos mais uma barra onde encontramos a Caixa de Nome, que exibe a célula ativa no momento e também permite dar nome a um intervalo de células, a Caixa de Fórmulas e a Barra de Fórmulas onde o usuário digita as fórmulas para cálculos na planilha.

 


CONCEITOS DE LINHAS E COLUNAS

     A área de trabalho do Excel é composta por linhas e colunas. As colunas são identificadas por uma letra, que vai de A a XFD, são 16.384 colunas para digitação de dados em cada planilha. Para selecionar uma coluna inteira, clique na letra que identifica a coluna. Essa seleção pode ser arrastada na horizontal para selecionar mais colunas.


As linhas que compõem a área de trabalho do Excel são identificadas por um número. A numeração começa em 1 e segue na vertical da planilha até o número 1.048.576.

 Observação: Se a planilha for salva como *.xls (versão 97-2003), o número de linhas é diminuído para 65.536 e o número de colunas diminui para IV, que são as configurações padrão de linha e coluna das versões anteriores.

 Para selecionar uma linha inteira, clique no número que identifica a linha. Para selecionar mais linhas, segure o botão do mouse pressionado e arraste para baixo.

 

Para selecionar uma pequena área da planilha, clique na célula de inicio da seleção e arraste até a célula final da seleção. A primeira célula da seleção sempre ficará com a cor branca, indicando o início da seleção.

 

 Para Selecionar toda a planilha, use o atalho CTRL+T ou clique no botão de interseção das linhas e colunas.



 Para remover qualquer seleção de células, clique com o mouse em qualquer célula da planilha.

Para que finalidade é usada a seleção em linhas e colunas no Excel?

Sempre que digitamos alguns valores ou textos nas células, esses dados podem ser formatados ou alterados. Se forem números, podem ser formatados em moeda, em data, em decimais ou até em negrito, sublinhados... Se for tsomente a célula sem nada digitado, pode-se colocar preenchimentos coloridos no fundo das células, pode-se aplicar bordas, espaçamentos horizontais e verticais maiores, enfim, uma enorqme quantidade de alterações na planilha.

Se não houver nenhuma área selecionada, o Excel não altera a formatação das células.

Respostas:

O MICROSOFT EXCEL É DIFICIL DE APRENDER?

Não é dificil de aprender, embora fuja um pouco da rotina de programas de textos onde o foco é a rapidez na digitação, no Excel é preciso entender a lógica do programa.

É PRECISO SABER MATEMÁTICA PARA APRENDER EXCEL?

Não é necessário ser um expert em matemática e nem saber fórmulas matemáticas. Todos os comandos do Excel para cálculos são em portugues e bem simples de aprender.

EM QUANTO TEMPO EU FICO BOM NO EXCEL?

Depende de quanto tempo por dia, por semana você se propoe a estudar, ler , fazer exercicios, pesquisar. Se você estudar e praticar um pouco por dia, com um bom material, em um mês você conhece muito do programa.

TEM MERCADO DE TRABALHO PARA QUEM SABE EXCEL?

Tem muito mercado de trabalho para Excel. A grande maioria das empresas públicas e privadas tem seus próprios softwares de gerenciamento de dados, mas assim mesmo, muitas delas procuram profissionais que dominam o Excel.

ONDE É APLICADO O EXCEL NAS EMPRESAS?

O Excel é aplicado em Controle de Estoques, Controles de consumo de combustíveis, Folhas de pagamento, Orçamentos, Listagem e organização de Dados, Contas a Pagar e receber e uma infinidade de aplicações.

EU PRECISO COMPRAR O PROGRAMA?

O Excel faz parte do pacote Office da Microsoft e deve ser adquirido com revendedores oficiais da Microsoft. Isso pode ser feito em lojas físicas ou via internet. Existem pacotes e planos bem acessíveis para estudantes.

ONDE APRENDER EXCEL GASTANDO POUCO OU QUASE NADA?

Existem muitas opções de cursos on line na internet que são gratuitos. Mas aprender sozinho(a) em casa exige disciplina e compromisso. 

Vou te dar uma dica que vale OURO:

Acesse meu canal no Youtube: Canal do Solano no Youtube

Aqui você tem um curso de Excel GRÁTIS onde eu explico tudo passo a passo para você aprender Excel como e onde quiser. E ainda pode fazer comentários com suas dúvidas que eu sempre respondo.

Eu escrevi um e-book completo de Excel, desde o ZERO ABSOLUTO até criar fórmulas e gráficos profissionais e se você quer me dar um apoio, você poderá adquiri-lo para acompanhar as aulas do Youtube. Esse e-book tem o valor de R$ 25,00 e você poderá pagar com PIX. 

Já pensou em fazer um curso completo de Excel com aulas e material didático por apenas R$ 25,00?

Compre o seu, que eu mando agora mesmo pra ti.

Contato: solano.bouvie@gmail.com



Eu agradeço por você ter chegado até aqui. Grande abraço.

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!